quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Dia do Patrono

No dia 17 de Janeiro, o Agrupamento de Escolas de Aveiro comemorou o Dia do Patrono.
Durante a manhã decorreram imensas actividades dirigidas aos alunos.
O Gabinete de Psicologia também aderiu à iniciativa e desenvolveu uma actividade dirigida aos alunos de 9º ano de escolaridade.
Sob o nome de "Ao Encontro das Profissões", os alunos puderam conhecer o percurso escolar, experiência de vida e profissional de quatro pessoas.

O Dr. Filipe Caroço - Juíz Desembargador no Tribunal da Relação do Porto, partilhou connosco o percurso escolar que fez até optar pela área das Letras / Humanidades que o conduziram à sua formaçáo em Direito. Uma vez licenciado, as opções que fez conjugadas com o seu intesse, motivação, empenho, dedicação e trabalho conduziram-no ao lugar que hoje ocupa. Também nos explicou que, com a formação em Direito, se pode trabalhar como Advogado, em Conservatórias ou nos Tribunais como Juíz ou Magistrado do Ministério Público, dando-nos exemplos concretos das funções e tarefas de cada um. Para não esquecer fica também o facto de, na área do Direito, em especial na actividade que o Juíz desempenha, se trabalhar muito com "papeis", com textos e documento a ler e analisar aos quais se responde também de forma escrita.



A Dra Claúdia Stattmiller, actualmente na área do teatro também partilhou a sua experiência.
Salientamos o facto da Dra Claudia ter uma formação inicial na área do Ambiente (na Universidade de Aveiro). Enquanto fazia essa licenciatura envolveu-se em projectos na área do Teatro, de tal forma que, a determinada altura na sua vida, o Teatro ocupava na sua vida o papel principal. Concluiu a licenciatura em Teatro na ESAP-Porto (licenciatura com componente teórica e prática) e continuou a desempenhar as suas actividades nesta área. Dentro do Teatro desempenha vários papéis: representa, assumindo o papel de atriz, encena, escreve e ensina. Desenvolve e envolve-se em peças direccionadas a todos os grupos etários e, apesar de na área se poder ter a "sorte" de trabalhar em companhias e ter alguma estabilidade económica e profissional, neste tipo de actividades a participação em castings e a procura de novos desafios é uma constante. Actualmente desenvolve o projecto START-TEATRO (outras informações e projectos podem ser consultados em http://start-teatro.blogspot.com/), na Bau.uau-Artes, na área da formação e criação artística.


Também esteve connosco a Dra Isabel Pedro que, em representação do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Aveiro, nos falou dos Cursos de Cozinha e Cabeleireiro. Estas áreas profissionais, também tem durante o curso uma componente teórica e uma componente prática, e para além de poder permitir concluir a escolaridade conferem um certificado profissional, com o qual se pode começar a trabalhar. A componente prática é fundamental, contudo a confecção e conjugaão dos alimentos, o empratamento, cortar uns cabelos, colorir cabelos e fazer penteados tem por trás muita ciência e conhecimentos.
 A Dra Isabel sublinhou a importância de, antes de fazer a escolha, verificar se os cursos estão reconhecidos para podermos começar logo a trabalhar.



Última, mas não menos importante, foi a presença do Dr. Gonçalo Gomes, design e docente da Universidade de Aveiro. Com a sua intervenção percebemos que a oferta dos cursos de design tem vindo a aumentar substancialmente no nosso país e que o trabalho dos designers pode direccionar-se para muitas outras áreas (e.g. interiores, materiais, etc..), nem sempre sempre fácil estabelecer as fronteiras entre o design e a arquitectura. Uma formação abrangente no design pode ser útil para conseguir desenvolver projectos em áreas diversificadas, quer seja para a criação de logotipos, ilustrações, cartazes, quer seja para o desenvolvimeto de páginas de internet, de cadeiras e outro material, de espaços interiores e exteriores... Esteas e outra tarefas podem ser desenvolvidas de raíz pelo designer ou podem ser desenvolvidas em colaboração com outros profissionais. O portfólio (documento que reune os trabalhos desenvolvidos) é muito importante para a apresentação do designer, é o curriculo do designer.




É hora de agradecermos a sua presença, colaboração e, sobretudo, o contributo que deram para a nossa história e vida e crescimento numa fase da vida tão importante quanto a que agora vivemos.

O nosso, Muito Obrigada!

Sem comentários: