Neste tempo de Natal, em que se propõe uma reflexão sobre a existência humana, o nascimento, a partilha, a solidariedade, eu proponho ... mais um tema de análise:
Psi...quê?!? - perguntam vocês!
Ora vamos lá esmiuçar o significado dessa coisa.
Após uma análise de alguns dados constatamos que o psi é uma letra grega, que foi adoptada para identificar algumas ciências ligadas ao estudo de mente - a "psykhé". Hoje, a "Psicologia" procura conjugar o estudo da mente com o comportamento do ser humano.
Por um lado, compreender a mente pode ajudar-nos a compreender o comportamento humano, por outro lado, também o comportamento humanos nos ajuda a compreender o funcionamento da mente humana. Assim, temos uma relação dialética e recíproca entre a mente e o comportamento.
Se esta fórmula parece simples, tentem durante algum tempo observar o ser humano e tecer algumas conclusões a respeito dele.
Não o observem apenas por um ou dois dias. Façam-no por períodos de tempo mais longos.
A esta "fórmula" juntem o factor tempo que a si tem agregado o desenvolvimento, ou seja o crescimento.
O desenvolvimento do ser humano marca toda a diferença nesta relação entre a mente e o comportamento.
Se por um lado crescemos e nos é exigido que nos tornemos mais responsáveis, autónomos e independentes, mais capazes de raciocinar, reflectir e ter ideias próprias, por outro lado essas capacidades trazem-nos dilemas.
À medida que crescemos tendemos a passar por crises existenciais, queremos saber de onde vimos, onde estamos, para onde vamos. Queremos sabemos o que sentimos e porque sentimos. Queremos saber como lidamos com os outros seres humanos (também seres com psyque, comportamento e em crescimento). Queremos saber sobreviver, aliás: viver, num mundo que está repleto de normas e convenções. Lidar com estas fases de desenvolvimento, com estas questões existenciais, com a diversidade de pessoas com que nos relacionamos nos diferentes contextos (escola, família, amigos, e outros) é uma árdua e constante tarefa.
É nestas crises, nestes dilemas, nestas adversidades que a psicologia pode ter um importante papel, promovendo a análise e reflexão, a partilha de experiências, comportamentos e sentimentos, ajudando a organizar os pensamentos e sobretudo contribuir para o desenvolvimento da pessoa que queremos ser.
Ainda há dúvidas? Estou certa que sim....
Também fico confusa sempre que escrevo e reflicto sobre estas questões.
Poderemos reflectir em conjunto e partilhar estes e outros pensamentos. Envia as tuas sugestões para psi.eb23jaa@gmail.com ou dirige-te ao Gabinete de Psicologia da tua escola.
E já agora, boas festas!!!