terça-feira, 20 de abril de 2010

Visita de Estudo ao Porto

No dia 14 de Abril de 2010 alguns alunos de 9º ano de escolaridade tiveram a oportunidade de contactar com profissionais e escolas de diferentes áreas. Nesta Visita de Estudo ao Porto, os alunos contactaram com uma Escola de Dança (Ginasiano), a Escola Profissional de Gaia, Escola de Joalharia "Engenho e Arte" e o Instituto de Medicina Legal (IML).

No Ginasiano tivemos oportunidade de, para além de conhecer as instalações da Escola, situada na zona do Cais de Gaia, assistir a alguns "espectáculos" que os alunos gentilmente protagonizaram. Assistimos a aulas de dança contemporânea e de dança clássica (ballet). O trabalho e esforço dos jovens que frequentam o Ginasiano fizeram as delícias dos nossos alunos, na certeza de que, as artes são sempre uma mais-valia de que todos podemos desfrutar em momentos de lazer.




Na Escola Profissional de Gaia, fomos recebidos pela Direcção da Escola e sempre acompanhados por alunos de diferentes cursos. Ficámos muito satisfeitos com o depoimento de alguns alunos do Ensino Profissional.
Verificámos que as instalações das escolas profissionais estão adaptadas aos cursos que leccionam, sendo rentabilizadas para o funcionamento da escola. Exemplo disso são as atípicas salas de aula, estilo bar e a cozinha equipada que servem de apoio aos cursos do ramo dos serviços de bar e mesa e cozinha.
Também a história desta escola cruza com a tecnologia. As  áreas de informática e o desempenho dos alunos ao nível da programação e linguagem informática que utilizam são exemplo da importância das TIC para a sociedade actual.
A componente prática da área da mecatrónica saciaram a curiosidade dos nossos alunos. Tivemos oportunidade de ver trabalhos que se esperam ser funcionais e facilitadores, quem sabe, do quotidiano de todos nós. A máquina de descascar nozes, o controlo dos comboios, a instalação eléctrica e mecânica das, tão em voga, casas inteligentes foram alguns dos projectos que pudemos observar e ver a funcionar.






Na Escola de Joalharia, os nossos olhares ficaram deslumbrados com o "Engenho e Arte"  bem visível e já descrita por Luís de Camões.
Se os olhares se cruzarm por peças de estilos diferentes, concebidas com metais diversificados, a nossa curiosidade foi mais nítida quando tivemos oportunidade de ver os metais crescer em comprimento e tornarem-se mais finos na sua espessura, adequando-se à peça que se deseja desenvolver.
Nesta escola utilizam-se muitas técnicas e após uma formação estruturada e organizada, os formandos podem dar asas à sua criatividade para desenvolver peças únicas, fantásticas.







Para terminar o dia, tivemos oportunidade de visitar o Instituto de Medicina Legal do Porto (IML). Visitamos os laboratórios de extracção de DNA (ou ADN), foram-nos dadas explicações sobre a investigação e os motivos pelos quais por vezes estes processos são morosos.
No laboratório de toxicologia, para além dos equipamentos técnicos, constatámos que as análises de substâncias tóxicas em organismos vivos ou em cadáveres dizem muito sobre o funcionamento e comportamento de cada pessoa. Pareceu-nos importante constatar que apesar da ciência e investigação científica e criminal estarem muito avançadas, a realidade ainda dista do que é frequentemente apresentado nas séries televisivas como o CSI.
No IML as equipas são multidisplinares (pessoas da área da medicina, biologia, farmácia, bioquímica, psicologia e muitas outras) e congregam uma série de saberes que se revelam fundamentais para a análise cuidada de cada um dos casos estudados.
Apesar do choque inicial, todos ficamos deslumbrados com os fetos e orgãos que se encontravam numa das paredes do IML.
Também as pessoas relacionadas à Medicina e Investigação do IML estavam presentes num anfiteatro onde habitualmente decorrem algumas aulas e onde tivemos oportunidade de estar. Os retratos de pessoas como o Professor Doutor Pinto da Costa ilustram parte da história desta área do conhecimento que estão patentes no referido anfiteatro.





Ao final do dia, o balanço foi muito positivo.
O dia foi longo e a aprendizagem intensa.
Aprendemos muito nestes contactos directos e através das informações que os nosso orgãos dos sentidos nos foram proporcionando.

Fica o agradecimento às pessoas que nos receberam nos diferentes locais, contribuindo para um dia especial nas nossas vidas.

Sem comentários: